domingo, 11 de agosto de 2013

Para o 8º ano Canto dos Pássaros

1-      Explique a importância de uma pessoa sentir fadiga muscular no dia posterior ao dia de intensa atividade física.



2-      Com base no documentário sobre fratura, explique que independente da idade do indivíduo os seus ossos nunca terão mais de 20 anos.



3-      Cite 3 vantagens que os exercícios físicos trazem para nosso organismo.



4-      Além de sustentar o nosso corpo quais as outras funções do esqueleto humano?


5-      Explique como pode acontecer uma hérnia de disco.



6-      Por que algumas mulheres precisam ter muito cuidado com seu esqueleto (ossos) no período de gestação?


7-      Explique a importância de alguns animais possuírem uma camada bem grossa de gordura quando habitam ambientes frios.


8-      Explique como o organismo consegue eliminar o suor.


9-      Explique os processos de filtração e reabsorção exercidos pelos rins.


10-  . (VUNESP) João e José foram ao Estádio do Morumbi, assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do início do jogo ambos foram ao sanitário e Estádio e urinaram. Durante o primeiro tempo do jogo, João tomou duas latinhas de refrigerante e José, duas latinhas de cerveja. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitário e urinaram, antes do término do jogo, porém José precisou urinar mais uma vez. Sabendo que ambos estavam em boas condições de saúde, responda as seguintes questões:a) Por que o fato de José ter ingerido bebida alcoólica fez com que ele urinasse mais vezes que João?


b) A urina, uma vez formada, percorre determinados órgãos do aparelho excretor humano. Qual a trajetória da urina desde sua formação até a sua eliminação pelo organismo?



11-  Explique os processos de filtração e reabsorção exercidos pelos rins.



Atividade de recuperação

Leia o texto e responda as questões

                                                                                                             Os Músculos
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
                                                                     Tipos de músculo.
Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar à forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
                                                                      Músculo estriado esquelético
 O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.
                                                                       Papel na saúde e doença
1) Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas). Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.
1) Grife no texto cinco informações que você considerou importante sobre os músculos.
2) Explique como acontece a contração muscular.
3) O que é contratilidade e elasticidade?
4) Quais são os tipos de músculos que aparecem no texto?
5) Quais são as implicações de exercícios e para saúde do homem?
6) Grife no texto quais são os efeitos maléficos que os exercícios podem causar à saúde do homem.
7) O que podemos concluir sobre atividades físicas e a saúde do homem?
Outras questões
01. (PUC-SP) (UFG) Em relação à excreção humana responda:

a) Quais são os órgãos do aparelho renal humano?
b) Quais são as estruturas microscópicas dos rins responsáveis pela filtração e regulação da composição química do sangue?
c) Qual é a composição normal da urina humana?
d) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?
e) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substância tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.





3) Cite três funções que os ossos desempenham em nosso corpo.
4) De que é formada a matriz óssea?
5) Quais as funções das articulações?
8) marque quais dos fatores da lista a seguir não contribuem para prejudicar a coluna.
a) Carregar objetos pesados apenas de um lado do corpo.
b) Estar com o peso muito acima do normal.
c) Manter as costas retas ao apanhar algum objeto do chão.
d) Usar sapatos de salto muito alto.
e) Praticar atividade física orientada por especialistas.
f) Carregar mochilas ou malas muito pesadas.
6) Copie a frase substituindo as letras entre parênteses por palavras que acompletem corretamente.
Quando um osso quebra, ocorreu uma (a) e,quando ele apenas sai do lugar na articulação, houve uma (b).
7) Você já conhece bem os três tipos de músculos: não-estriado ou liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Agora,  escreva quais dos músculos citados se contraem durante cada uma das atividades abaixo.
a) Uma pessoa sorrindo.
b) Alimento deslocando-se no intestino.
c) Sangue passando do átrio para o ventrículo.
d) Uma pessoa nadando.
e) Uma pessoa movimentando os olhos.
8) Entre os tipos de músculos da questão anterior, qual deles tem contração voluntária? O que isso significa?
9) Substitua as letras entre parênteses pela palavra que completa corretamente cada frase:
Cada músculo é formado por muitas células alongadas, chamadas (a). Cada célula do músculo
possui em seu interior centenas de fios de proteína, as (b), que se contraem e fazem os músculos diminuir de tamanho.
10) A poliomielite é uma doença provocada por um vírus que ataca o sistema nervoso. Por que ela pode provocar paralisia?
11) Observe a situação ilustrada abaixo:


a) Essa pessoa está fazendo um exercício físico aeróbico ou anaeróbico? Justifique.
b) Que benefícios esse tipo de exercício traz aos músculos?
c) Comente sobre a importância das atividades físicas para o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário