|
||
ecologia |
1) Ligue os animais com as respectivas adaptações ao meio ambiente em que vivem.
a) Macaco I) Faz migração para fugir do frio.
b) Camelo II) Possui uma grossa camada de gordura para se proteger do frio.
c) Peixe III) Consegue beber muita água e reservá-la para dias muito secos.
d) Urso polar IV) Possui brânquias, absorvendo o oxigênio dissolvido na água.
e) Ave V) Com o auxílio de patas e cauda, consegue subir em árvores.
b) Camelo II) Possui uma grossa camada de gordura para se proteger do frio.
c) Peixe III) Consegue beber muita água e reservá-la para dias muito secos.
d) Urso polar IV) Possui brânquias, absorvendo o oxigênio dissolvido na água.
e) Ave V) Com o auxílio de patas e cauda, consegue subir em árvores.
2) Quais são os componentes que constituem um ecossistema? Explique cada um deles.
_________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
3) O que são seres decompositores e qual é sua importância para a natureza?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
4) Complete as lacunas com as palavras: hábitat e ecossistema.
4) Complete as lacunas com as palavras: hábitat e ecossistema.
No _________oceano, os peixes herbívoros se
alimentam de fitoplâncton e vivem próximos aos corais, onde é o seu _________.
As cavernas são o __________
dos morcegos e são encontradas no ___________ floresta.
5) Crie uma cadeia alimentar, possível de ser encontrada na natureza e indique o produtor, o(s) consumidor(es) e decompositor.
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
6) Águia, vaca e homem são, respectivamente, animais:
a) onívoros, carnívoros e herbívoros.
b) carnívoros, onívoros e herbívoros.
c) carnívoros, herbívoros e onívoros.
d) herbívoros, onívoros e carnívoros.
e) onívoros, herbívoros e carnívoros.
7) Qual é a importância dos vegetais para a vida animal?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
8) A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas vezes irreparável. Como isso vem ocorrendo?
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
____________________________________________________________________________________
9) Não é de hoje que o aumento na produção de lixo é um problema nas grandes cidades. Relacione os benefícios de se realizar a reciclagem do lixo nas grandes cidades.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
10) Cite as principais diferenças entre o Ártico e a Antártida.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
10) Cite as principais diferenças entre o Ártico e a Antártida.
11) Como podemos provocar um desequilíbrio ecológico?
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
12) (Olimpíadas de Ciências – CDCC) Anualmente se comemora a semana do meio ambiente e as escolas se mobilizam para preparar atividades ecológicas com os alunos. Essas datas comemorativas, muitas vezes, funcionam como uma espécie de “alívio na consciência”. No dia da árvore, por exemplo, aproveitamos para enaltecer a função das árvores no planeta e incentivar, principalmente nas
escolas, o plantio de mudas. Que alívio! Fizemos algo para “salvar a Terra”.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
12) (Olimpíadas de Ciências – CDCC) Anualmente se comemora a semana do meio ambiente e as escolas se mobilizam para preparar atividades ecológicas com os alunos. Essas datas comemorativas, muitas vezes, funcionam como uma espécie de “alívio na consciência”. No dia da árvore, por exemplo, aproveitamos para enaltecer a função das árvores no planeta e incentivar, principalmente nas
escolas, o plantio de mudas. Que alívio! Fizemos algo para “salvar a Terra”.
(LEME, P. C.
S.; SILVA, I. G.; AVELINO, C. R. Resíduos sólidos e a
escola. O estudo de bacias hidrográficas: uma
estratégia para a
educação ambiental. São Carlos: Rima, 2002.)
No entanto observa-se que a maior
parte do lixo produzido nas escolas é composto por papel. Assinale as duas alternativas que poderiam
ser tomadas para diminuir o desperdício de papel.
a) Encaminhar para a reciclagem
b) Tirar cópias desnecessárias
c) Instalar incineradores nas escolas
d) Usar frente e verso do papel
e) Incentivar o plantio de mudas na escola
b) Tirar cópias desnecessárias
c) Instalar incineradores nas escolas
d) Usar frente e verso do papel
e) Incentivar o plantio de mudas na escola
13) O comensalismo e o mutualismo são os principais tipos de relações harmônicas interespecíficas. Compare-as, dando exemplos de cada uma delas.
____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
14) Seres da mesma espécie ou de espécies diferentes podem estabelecer uma relação desarmônica por disputarem alimento, luz, território, etc. Qual o nome que se dá a esta relação? De que maneiras os seres envolvidos podem demarcar território?
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
15) Explique o que são Produtores, Consumidores e Decompositores. Dê exemplos.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário