domingo, 20 de novembro de 2011

calor e trasmissão de calor

1-    Determine a quantidade de calor que 200 g de água deve perder para que sua temperatura diminua de 30o C para 15o C. O calor específico da água é 1 cal/ g. oC.
2- Um corpo de massa 50 gramas recebe 300 calorias e sua temperatura sobe de 10o C até      30o C. Determine o calor específico da substância que o constitui.
3-    Determine a quantidade de calor que se deve fornecer para transformar 70 g de água a 100o C em vapor de água a 100o C. Dado: calor latente de vaporização da água = 540 cal/g.

4-    Uma substância de massa 200 g absorve 5000 cal durante a sua ebulição. Calcule o calor latente de vaporização.
.

5- Mil gramas de glicerina, de calor específico 0,6 cal/ g. oC, inicialmente a 0o C, recebe 12000 calorias de uma fonte. Determine a temperatura final da glicerina.
6- Num mesmo ambiente, se você tocar um objeto metálico com uma mão e um objeto de madeira com a outra, vai sentir que o primeiro está "mais frio" que o segundo. Como você explica esse fenômeno se os dois objetos estão no mesmo ambiente e
7-  Por que, em um refrigerador, o congelador é colocado na parte superior e não na inferior?


8- Sabemos que o calor pode ser transferido, de um ponto para outro, por condução, convecção e radiação. Em qual desses processos a troca de calor não necessita de um meio material?


9- Um líquido está a uma temperatura de 59o F. Qual é esta temperatura na escala Kelvin?

10- Dois termômetros graduados, um na escala Fahrenheit e outro na escala Celsius, registram o mesmo valor numérico para a temperatura quando mergulhados num líquido. Determine a temperatura desse líquido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário