segunda-feira, 25 de abril de 2011

Avaliação de aceleração e torriceli


1-A função horária das posições de uma partícula é dada, por S= 40 – 25t + 3,0t².


a)             Qual a posição inicial?
b)             Qual a velocidade inicial?
c)             Qual a posição no instante t=5s?
d)             Qual a função horária da velocidade?
e)             Qual a velocidade da partícula no instante t= 3,0s?


2- Um móvel parte com velocidade de 10 m/s e aceleração de 6 m/s2 da posição 20 metros de uma trajetória retilínea. Determine sua posição no instante 12 segundos.
http://br.geocities.com/saladefisica8/cinematica/funcaoposicao20.gif
3- Uma moto parte do repouso com aceleração constante e 5 s após encontra-se a 50 m da posição inicial. Determine a aceleração da moto.

4- Na figura acima temos o movimento de duas bolas. Que tipo de movimento tem a bola A, e que tipo de movimento tem a bola B? Escreva a função horária das posições para a bola B.

5- Um automóvel parte do repouso e percorre 256 m de uma rodovia com uma aceleração igual a 8 m/se. Determine sua velocidade no final do percurso.

6- Um veículo tem velocidade inicial de 4 m/s, variando uniformemente para 10 m/s após um percurso de 7 m. Determine a aceleração do veículo.

7- A velocidade de um corpo em MUV varia de 6 m/s a 9 m/s, num trajeto de 3 m. Calcule a aceleração do corpo.

8- Um carro de corrida inicialmente em repouso é sujeito a aceleração de 5 m/s2. Determine a distância percorrida pelo carro até atingir a velocidade de 10 m/s.

9- Um carro de corrida tem velocidade de 28 m/s. Em determinado instante, os freios produzem um retardamento de -5 m/s2. Quantos metros o carro percorre até atingir a velocidade de 13 m/s?

10-              Um trem trafega com velocidade de 15 m/s. Em determinado instante, os freios produzem um retardamento de -1,5 m/s2. Quantos metros o trem percorre durante a frenagem, até parar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário