Plano de aula
Os mistérios da
puberdade
Como o sistema nervoso, as glândulas endócrinas e os hormônios por elas produzidos atuam no corpo provocando as mudanças características dessa fase
Objetivos
- Identificar e compreender as mudanças do próprio corpo durante a puberdade.
- Identificar as transformações características dos organismos feminino e masculino.
- Entender as mudanças desencadeadas pelos hormônios ao longo dessa fase.
Conteúdos
- Mudanças que ocorrem no corpo humano, dos primeiros anos à puberdade.
- Diferenças entre o corpo de garotos e garotas.
- Relação entre sistema endócrino e nervoso.
- Função dos hormônios.
- Exemplos de hormônios que atuam na puberdade.
Anos
8º ano
8º ano
Tempo estimado
Entre 4 e 5 aulas
Material necessário
- Fotos dos alunos em diferentes momentos da vida (bebê, criança, adolescente), a serem solicitadas antes do início do trabalho - caso isso não seja possível a um ou mais alunos, por impossibilidades materiais ou questões familiares, há uma proposta alternativa na primeira etapa do desenvolvimento.
- Cartões ou imagens dos principais componentes do sistema neuroendócrino feminino e masculino (hipófise, suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, por exemplo).
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida a classe em grupos com entre três e cinco integrantes. Peça que os alunos organizem em ordem cronológica as fotos que trouxeram de casa. Incentive-os a identificar mudanças visíveis pelas quais o corpo passou desde quando eram bebês até hoje, na adolescência. E oriente-os a comparar as próprias fotos com as dos colegas, em cada idade, ressaltando semelhanças e diferenças no ritmo do desenvolvimento. Se não for possível o trabalho com fotos, estimule os alunos a falar sobre as lembranças que eles têm a respeito das transformações pelas quais foram passando ao longo do tempo, introduzindo questões como: de quais mudanças vocês se recordam? Quem se lembra de quando a voz começou a engrossar? Ou de quando começaram a surgir mais pelos no corpo? Em seguida, cada grupo deve fazer uma lista das mudanças observadas e/ou discutidas.
2ª etapa
Reproduza na lousa as listas feitas pelos alunos, identificando a que grupo cada uma delas pertence. Introduza uma discussão sobre as mudanças elencadas, a partir de questões como: com o passar dos anos, existem diferenças entre o que ocorre no corpo de garotos e garotas? Quais são as principais que podemos observar? Quando essas transformações começaram a ocorrer? Entre as colocações da turma, podem surgir referências ao crescimento em altura e ao desenvolvimento dos seios nas garotas, por exemplo. A partir dos comentários, reorganize as listas dos grupos, montando uma única lista coletiva. Caso considere necessário, divida os tópicos entre organismo feminino e masculino.
3ª etapa
Pergunte aos alunos que outras mudanças, além das mais perceptíveis externamente, acontecem no corpo durante a puberdade, levando-os a pensar sobre as transformações internas do organismo, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Para isso, questione: o que é necessário ocorrer no corpo de cada um para que a reprodução seja possível? Quem coordena esse processo? Vocês sabem o que são hormônios? Será que eles têm relação com o que estamos discutindo? Escute as respostas dos alunos e peça que eles registrem no caderno o que sabem ou já ouviram falar sobre os hormônios. (Mais adiante, a turma revisitará esses registros, complementando ou corrigindo o que for necessário e descrevendo funções, locais onde são produzidos e exemplos dos hormônios que atuam na puberdade.)
4ª etapa
Com a classe novamente dividida em grupos, distribua uma imagem do sistema neuroendócrino para cada um deles. Peça que os alunos observem as imagens e identifiquem as partes do sistema que já conhecem. Então, explique que os hormônios circulam pelo corpo, por meio do sangue, atuando como mensageiros químicos que comandam certas atividades (o hormônio do crescimento, por exemplo, age sobre a extremidade dos ossos, fazendo com que cresçamos por inteiro). Conte também que essas substâncias são produzidas por glândulas presentes no corpo, chamadas endócrinas, e que alguns hormônios agem desde a infância (como a insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue) e que outros só entram em ação na puberdade. Fazem parte desse segundo bloco a testosterona, responsável pelas mudanças que ocorrem na puberdade masculina (como desenvolvimento dos espermatozoides, crescimento dos testículos e surgimento de pelos ao redor do pênis) e a progesterona e o estrogênio, responsáveis pelas mudanças no corpo feminino (como o aparecimento do botão mamário e dos pelos pubianos).
Entre 4 e 5 aulas
Material necessário
- Fotos dos alunos em diferentes momentos da vida (bebê, criança, adolescente), a serem solicitadas antes do início do trabalho - caso isso não seja possível a um ou mais alunos, por impossibilidades materiais ou questões familiares, há uma proposta alternativa na primeira etapa do desenvolvimento.
- Cartões ou imagens dos principais componentes do sistema neuroendócrino feminino e masculino (hipófise, suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, por exemplo).
Desenvolvimento
1ª etapa
Divida a classe em grupos com entre três e cinco integrantes. Peça que os alunos organizem em ordem cronológica as fotos que trouxeram de casa. Incentive-os a identificar mudanças visíveis pelas quais o corpo passou desde quando eram bebês até hoje, na adolescência. E oriente-os a comparar as próprias fotos com as dos colegas, em cada idade, ressaltando semelhanças e diferenças no ritmo do desenvolvimento. Se não for possível o trabalho com fotos, estimule os alunos a falar sobre as lembranças que eles têm a respeito das transformações pelas quais foram passando ao longo do tempo, introduzindo questões como: de quais mudanças vocês se recordam? Quem se lembra de quando a voz começou a engrossar? Ou de quando começaram a surgir mais pelos no corpo? Em seguida, cada grupo deve fazer uma lista das mudanças observadas e/ou discutidas.
2ª etapa
Reproduza na lousa as listas feitas pelos alunos, identificando a que grupo cada uma delas pertence. Introduza uma discussão sobre as mudanças elencadas, a partir de questões como: com o passar dos anos, existem diferenças entre o que ocorre no corpo de garotos e garotas? Quais são as principais que podemos observar? Quando essas transformações começaram a ocorrer? Entre as colocações da turma, podem surgir referências ao crescimento em altura e ao desenvolvimento dos seios nas garotas, por exemplo. A partir dos comentários, reorganize as listas dos grupos, montando uma única lista coletiva. Caso considere necessário, divida os tópicos entre organismo feminino e masculino.
3ª etapa
Pergunte aos alunos que outras mudanças, além das mais perceptíveis externamente, acontecem no corpo durante a puberdade, levando-os a pensar sobre as transformações internas do organismo, principalmente aquelas relacionadas ao desenvolvimento da capacidade reprodutiva. Para isso, questione: o que é necessário ocorrer no corpo de cada um para que a reprodução seja possível? Quem coordena esse processo? Vocês sabem o que são hormônios? Será que eles têm relação com o que estamos discutindo? Escute as respostas dos alunos e peça que eles registrem no caderno o que sabem ou já ouviram falar sobre os hormônios. (Mais adiante, a turma revisitará esses registros, complementando ou corrigindo o que for necessário e descrevendo funções, locais onde são produzidos e exemplos dos hormônios que atuam na puberdade.)
4ª etapa
Com a classe novamente dividida em grupos, distribua uma imagem do sistema neuroendócrino para cada um deles. Peça que os alunos observem as imagens e identifiquem as partes do sistema que já conhecem. Então, explique que os hormônios circulam pelo corpo, por meio do sangue, atuando como mensageiros químicos que comandam certas atividades (o hormônio do crescimento, por exemplo, age sobre a extremidade dos ossos, fazendo com que cresçamos por inteiro). Conte também que essas substâncias são produzidas por glândulas presentes no corpo, chamadas endócrinas, e que alguns hormônios agem desde a infância (como a insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue) e que outros só entram em ação na puberdade. Fazem parte desse segundo bloco a testosterona, responsável pelas mudanças que ocorrem na puberdade masculina (como desenvolvimento dos espermatozoides, crescimento dos testículos e surgimento de pelos ao redor do pênis) e a progesterona e o estrogênio, responsáveis pelas mudanças no corpo feminino (como o aparecimento do botão mamário e dos pelos pubianos).
Com a classe novamente dividida em grupos,
distribua uma imagem do sistema neuroendócrino para cada um deles. Peça que os
alunos observem as imagens e identifiquem as partes do sistema que já conhecem.
Então, explique que os hormônios circulam pelo corpo, por meio do sangue,
atuando como mensageiros químicos que comandam certas atividades (o hormônio do
crescimento, por exemplo, age sobre a extremidade dos ossos, fazendo com que
cresçamos por inteiro). Conte também que essas substâncias são produzidas por
glândulas presentes no corpo, chamadas endócrinas, e que alguns hormônios agem
desde a infância (como a insulina, que regula a quantidade de açúcar no sangue)
e que outros só entram em ação na puberdade. Fazem parte desse segundo bloco a
testosterona, responsável pelas mudanças que ocorrem na puberdade masculina
(como desenvolvimento dos espermatozoides, crescimento dos testículos e
surgimento de pelos ao redor do pênis) e a progesterona e o estrogênio,
responsáveis pelas mudanças no corpo feminino (como o aparecimento do botão
mamário e dos pelos pubianos).
Durante todas as discussões é importante observar o
vocabulário usado pelos alunos para nomear as diferentes partes do corpo. É
possível que alguém se refira a termos como menstruação, testículos e pênis
usando outra nomenclatura. Nesse caso, vale a pena esclarecer que determinadas
palavras são termos populares e, apesar de não estarem erradas, não são
utilizadas em Ciências, que requer uma nomenclatura específica para órgãos e
outros elementos relacionados ao corpo humano.
Avaliação
Peça que os alunos retomem os registros que fizeram durante as etapas da sequência, busquem informações adicionais no livro didático de Ciências e escrevam um texto informativo que deve conter os seguintes tópicos:
Avaliação
Peça que os alunos retomem os registros que fizeram durante as etapas da sequência, busquem informações adicionais no livro didático de Ciências e escrevam um texto informativo que deve conter os seguintes tópicos:
- O que são hormônios e qual é sua função;
- Exemplos de hormônios que atuam na puberdade;
- Diferenças entre as características no corpo de garotos e garotas;
- Exemplo de caminho entre a liberação e a atuação de um determinado hormônio (é possível propor, por exemplo, um esquema com flechas).
- Exemplos de hormônios que atuam na puberdade;
- Diferenças entre as características no corpo de garotos e garotas;
- Exemplo de caminho entre a liberação e a atuação de um determinado hormônio (é possível propor, por exemplo, um esquema com flechas).
A partir desse material, verifique se os alunos
compreenderam o impacto dos hormônios nas transformações pelas quais o corpo
passa na puberdade e a atuação conjunta entre sistema nervoso e endócrino no
ajuste do corpo a diferentes condições.
Vídeos que podem ser usados nas aulas