segunda-feira, 26 de agosto de 2013




Blog do curso TIC


Para começar, gostaria de citar que o Mundo do Homem está cada vez mais dependente da Internet. A inconsolável ambição humana reflete-se no progresso cada vez maior das novas tecnologias, na criação de máquinas sofisticadas, nomeadamente o computador. No nosso ponto de vista, a Internet tem o seu lado positivo e negativo, daí que só aqueles que souberem usufruir dela devidamente é que retirarão proveito, pois os outros ficarão obcecados e dominados, o que se pode tornar um sério problema.
    A definição de hipertexto me surpreendeu, pois achava que seria alguma coisa relacionada com formatos de texto, mas descobri que o hipertexto sempre fez parte da minha vida tecnológica. Na educação o hipertexto pode impulsionar o aluno à pesquisa e à produção textual. O hipertexto como ferramenta de ensino e aprendizagem facilita um ambiente no qual a aprendizagem acontece de forma incidental e por descoberta, pois ao tentar localizar uma informação, os usuários de hipertexto, participam ativamente de um processo de busca e construção do conhecimento, forma de aprendizagem considerada como mais duradoura e transferível do que aquela direta e explícita.
       O que mais me chamou a atenção foi a definição de  Mise en abymecolocar o infinito", na arte é colocar o próprio objeto infinitamente dentro de si, no hipertexto poderíamos aproximar a ideia dos infinitos links que vão se refinando por um único caminho.
    A navegação foi fácil e prazerosa, encontrei páginas com um conteúdo bom e outras que enrolavam um pouco e que deixavam algumas informações confusas. Mas no geral, foi um bom aprendizado.




quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Para a galera do 7 ano

1-      Por que a fecundação externa é importante para os peixes que vivem nos recifes de corais?


2-      Qual a importância da bexiga natatória e da linha lateral para os peixes?


3-      Os peixes cartilaginosos não possuem bexiga natatória.Sendo assim, como eles conseguem realizar a função desse órgão inesistente?

4-      Diferencie um peixe ovíparo de um ovovivíparo.

5-      Cite 2 diferenças entre condrictes e osteíctes.

6. (PUC-SP) Numa aula de biologia os alunos classificaram os artrópodes que o professor Ihes apresentou em três grupos, de acordo com características que distinguiam cada grupo dos demais:

I - aranha e besouro.
II - barata e escorpião.
III - caranguejo e siri.

O professor disse que a classificação estava errada.

a) Reagrupe os animais, corrigindo os erros.
  I -
 II -
III -

7. (UNICAMP) Indique a classe de Artrópodes mais abundante em ecossistemas lacustres e a mais abundante em ecossistemas marinhos.


08. (UFG) Durante trabalho de campo, um biólogo realizou coleta de invertebrados, obtendo os indivíduos relacionados a seguir: abelha, aranha, besouro, camarão, caranguejo, escorpião, formiga, grilo, lagosta e mosca.
Agrupe estes animais segundo a classe taxonômica a qual pertencem. Nomeie estas classes


09. (UNESP) Acariciando seu cão de estimação, você encontra uma pulga e um carrapato, ambos artrópodes ectoparasitas (parasitas que vivem fora do corpo do hospedeiro).

a) A que classes pertencem a pulga e o carrapato?
b) Caracterize-os com relação ao número de patas e divisão corporal


10- Diferencie metamorfose completa de incompleta. 

domingo, 11 de agosto de 2013

Para o 8º ano Canto dos Pássaros

1-      Explique a importância de uma pessoa sentir fadiga muscular no dia posterior ao dia de intensa atividade física.



2-      Com base no documentário sobre fratura, explique que independente da idade do indivíduo os seus ossos nunca terão mais de 20 anos.



3-      Cite 3 vantagens que os exercícios físicos trazem para nosso organismo.



4-      Além de sustentar o nosso corpo quais as outras funções do esqueleto humano?


5-      Explique como pode acontecer uma hérnia de disco.



6-      Por que algumas mulheres precisam ter muito cuidado com seu esqueleto (ossos) no período de gestação?


7-      Explique a importância de alguns animais possuírem uma camada bem grossa de gordura quando habitam ambientes frios.


8-      Explique como o organismo consegue eliminar o suor.


9-      Explique os processos de filtração e reabsorção exercidos pelos rins.


10-  . (VUNESP) João e José foram ao Estádio do Morumbi, assistir a um jogo de futebol. Pouco antes do início do jogo ambos foram ao sanitário e Estádio e urinaram. Durante o primeiro tempo do jogo, João tomou duas latinhas de refrigerante e José, duas latinhas de cerveja. No intervalo da partida, ambos foram novamente ao sanitário e urinaram, antes do término do jogo, porém José precisou urinar mais uma vez. Sabendo que ambos estavam em boas condições de saúde, responda as seguintes questões:a) Por que o fato de José ter ingerido bebida alcoólica fez com que ele urinasse mais vezes que João?


b) A urina, uma vez formada, percorre determinados órgãos do aparelho excretor humano. Qual a trajetória da urina desde sua formação até a sua eliminação pelo organismo?



11-  Explique os processos de filtração e reabsorção exercidos pelos rins.



Atividade de recuperação

Leia o texto e responda as questões

                                                                                                             Os Músculos
Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino. O músculo funciona pela contração e extensão das suas fibras. Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.Os músculos esqueléticos ou voluntários são os órgãos ativos do movimento, transmitindo movimento aos ossos sobre os quais se inserem. Têm uma variedade grande de tamanho e formato, de acordo com a sua disposição, local de origem e inserção e controlam a postura do corpo do animal. O ser humano possui aproximadamente 639 músculos. Cada músculo possui o seu nervo motor, o qual divide-se em várias fibras para poder controlar todas as células do músculo, através da placa motora.
                                                                     Tipos de músculo.
Existem três tipos de músculo: 1) Músculo estriado esquelético,2) Músculo estriado cardíaco, 3) Músculo liso.
Todos os três tipos musculares têm as seguintes características: Podem contrair-se e encurtar, tornando-se mais tensos e duros, em resposta a um estímulo vindo do sistema nervoso; Podem ser distendidos, aumentando o seu comprimento; Podem retornar à forma e ao tamanho originais. A propriedade do tecido muscular de se contrair chama-se contratilidade e a propriedade de poder ser distendido recebe o nome de elasticidade.
                                                                      Músculo estriado esquelético
 O tecido muscular estriado ou esquelético é formado por fibras musculares cilíndricas, finas e que podem medir vários centímetros de comprimento. Os músculos esqueléticos possuem uma coloração mais avermelhada. São também chamados de músculos estriados, já que apresentam estriações em suas fibras (fibrocélulas estriadas). São os responsáveis pelos movimentos voluntários; estes músculos se inserem sobre os ossos e sobre as cartilagens e contribuem, com a pele e o esqueleto, para formar o invólucro exterior do corpo.O corpo humano possui aproximadamente 650 músculos esqueléticos.
                                                                       Papel na saúde e doença
1) Exercício: O esforço excessivo ou movimentações bruscas podem provocar lesões musculares. As mais comuns são: cãibras, cansaço muscular e distensões. Em geral, tais problemas acontecem durante a prática esportiva. A cãibra é causada por contrações repentinas e involuntárias do músculo. Como as outras células, as fibras musculares produzem energia por meio de reações de combustão. Devido a intensa atividade para proporcionar movimento e calor ao corpo, as fibras musculares necessitam de grande quantidade de energia (creatina fosfato, carboidratos, gorduras e proteínas). Em um dos processos do metabolismo energético o organismo produz uma substância denominada ácido lático. Dentro das fibras musculares, o ácido lático impede a renovação da energia necessária para a contração do músculo (cansaço muscular). A cãibra é uma contração espasmódica da musculatura acompanhada de dor intensa. Importante salientar que não é apenas a contração prolongada dos músculos que pode provocar dor. O estiramento excessivo (distensão muscular) também é seguido de intensa dor. Contrações musculares bruscas podem afetar os tendões, resultando, em certos casos, no rompimento da articulação. Quando isso acontece, dizemos que ocorreu uma ruptura de tendão. 2) Doença neuromuscular: As doenças neuromusculares são aquelas que afetam os músculos e/ou seu controle nervoso. Os sintomas destas doenças incluem fraqueza, espasticidade, mioclonia e mialgia. 3) Atrofia Diversas doenças causam uma diminuição da massa muscular, conhecida como atrofia muscular. Alguns exemplos incluem o câncer e a AIDS, que podem induzir uma síndrome chamada caquexia. Distensão É uma lesão no músculo decorrente de um estiramento da musculatura. Distensões ocorrem em todas as pessoas e não apenas em atletas. As atividades diárias podem provocar distensões. Entretanto, pessoas que praticam esportes apresentam maior risco de desenvolver uma distensão muscular.
1) Grife no texto cinco informações que você considerou importante sobre os músculos.
2) Explique como acontece a contração muscular.
3) O que é contratilidade e elasticidade?
4) Quais são os tipos de músculos que aparecem no texto?
5) Quais são as implicações de exercícios e para saúde do homem?
6) Grife no texto quais são os efeitos maléficos que os exercícios podem causar à saúde do homem.
7) O que podemos concluir sobre atividades físicas e a saúde do homem?
Outras questões
01. (PUC-SP) (UFG) Em relação à excreção humana responda:

a) Quais são os órgãos do aparelho renal humano?
b) Quais são as estruturas microscópicas dos rins responsáveis pela filtração e regulação da composição química do sangue?
c) Qual é a composição normal da urina humana?
d) Quais os principais processos que ocorrem, respectivamente, no glomérulo localizado na cápsula de Bowman e no túbulo do néfron?
e) Cite uma substância orgânica filtrada que será reabsorvida pelo sangue e dê o nome da principal substância tóxica que será filtrada e posteriormente eliminada pela urina.





3) Cite três funções que os ossos desempenham em nosso corpo.
4) De que é formada a matriz óssea?
5) Quais as funções das articulações?
8) marque quais dos fatores da lista a seguir não contribuem para prejudicar a coluna.
a) Carregar objetos pesados apenas de um lado do corpo.
b) Estar com o peso muito acima do normal.
c) Manter as costas retas ao apanhar algum objeto do chão.
d) Usar sapatos de salto muito alto.
e) Praticar atividade física orientada por especialistas.
f) Carregar mochilas ou malas muito pesadas.
6) Copie a frase substituindo as letras entre parênteses por palavras que acompletem corretamente.
Quando um osso quebra, ocorreu uma (a) e,quando ele apenas sai do lugar na articulação, houve uma (b).
7) Você já conhece bem os três tipos de músculos: não-estriado ou liso, estriado esquelético e estriado cardíaco. Agora,  escreva quais dos músculos citados se contraem durante cada uma das atividades abaixo.
a) Uma pessoa sorrindo.
b) Alimento deslocando-se no intestino.
c) Sangue passando do átrio para o ventrículo.
d) Uma pessoa nadando.
e) Uma pessoa movimentando os olhos.
8) Entre os tipos de músculos da questão anterior, qual deles tem contração voluntária? O que isso significa?
9) Substitua as letras entre parênteses pela palavra que completa corretamente cada frase:
Cada músculo é formado por muitas células alongadas, chamadas (a). Cada célula do músculo
possui em seu interior centenas de fios de proteína, as (b), que se contraem e fazem os músculos diminuir de tamanho.
10) A poliomielite é uma doença provocada por um vírus que ataca o sistema nervoso. Por que ela pode provocar paralisia?
11) Observe a situação ilustrada abaixo:


a) Essa pessoa está fazendo um exercício físico aeróbico ou anaeróbico? Justifique.
b) Que benefícios esse tipo de exercício traz aos músculos?
c) Comente sobre a importância das atividades físicas para o organismo.
Para galera do 7 ano Canto dos Pássaros

1- Um determinado animal monóico apresenta clitelo, moela,  cerdas e respiração cutânea. 
Utilizando essas afirmações, responda.
 
a) Qual é o nome deste animal e a que filo pertence?
 
b) Cite um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de diferente classe.

2- Num passado, não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para se fazer sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual o filo pertence? 
a) lesma, do filo Molusca
 
b) minhoca, do filo Annelida
 
c) lesma, do filo Artrópoda
 
d) sanguessuga, do filo Annelida
 
e) amarelão, do filo Asquelminte

3- Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos "frutos do mar", ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham 
a) lula e camarão.
 
b) polvo e caranguejo.
 
c) mexilhão e lagosta.
 
d) lula e polvo.
 
e) camarão e lagosta.

4- Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde forem coletados, podem representar um sério risco para a saúde quando consumidos como alimentos?


 5- Por que os moluscos filtradores, dependendo de onde forem coletados, podem representar um sério     risco para a saúde quando consumidos como alimentos?

 6- Os moluscos filtradores têm rádula? Justifique sua resposta.

 7- Julgue as afirmativas como verdadeiras ou falsas e explique o que está errado.
a)      Os polvos são animais filtradores.

b)      As ostras e os mexilhões se alimentam através da rádula.

c)       As pérolas são secreções do manto de uma concha. Essas secreções envolvem e isolam um grão de areia ou um verme que entram na concha


 8- Explique como os hirudíneos podem auxiliar a medicina moderna.
9- Porque os anelídeos precisam estar com o corpo úmido?

10-O que devemos fazer para evitarmos a contaminação por áscaris?

11-Cite duas diferenças que podemos encontrar entre os platelmintos e os nematóides.

12-Como podemos evitar a contaminação da teníase e da esquistossomose?

 13-(FATEC) Dentre as parasitoses que atingem cerca de 85% da população brasileira, algumas se caracterizam por apresentarem como principais medidas profiláticas:

I - Andar sempre calçado;
II - Ingerir carne sempre bem cozida;
III - Beber água filtrada ou fervida e lavar bem as frutas e verduras;
IV - Não nadar em águas estagnadas onde houver caramujos contaminados.

Assinale a alternativa em que a parasitose esteja corretamente relacionada com a medida profilática indicada nos parênteses.
 

a) Ancilostomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), esquistossomose (IV).
b) Teníase (I), ascaridíase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV).
c) Ancilostomose (I), teníase (II), esquistossomose (III), ascaridíase (IV).
d) Esquistossomose (I), teníase (II), ascaridíase (III), ancilostomose (IV).
e) Ascaridíase (I), teníase (II), ancilostomose (III), esquistossomose (IV).



14-. (MACKENZIE) Assinale a alternativa que apresenta parasitoses humanas causadas por parasitas pertencentes, unicamente, ao filo dos Nematelmintos.
 

a) Teníase, Ascaridíase e Dracunculose.
b) Ascaridíase, Amarelão e Elefantíase.
c) Esquistossomose, Amarelão e Teníase.
d) Triquinose, Oxiurose e Esquistossomose.
e) Ascaridíase, Elefantíase e Esquistossomose.

15- Faça um pequeno resumo (10) linhas citando as principais característica cós seguintes filos ( Moluscos, Platelmintos e Anelídeos)






Para o 6º ano Canto dos Pássaros


1-      Que medidas devemos tomar para evitar a contaminação por ASCARIS ( lombriga)

2-      Que doença causada por verme podemos contrair se brincarmos com cães e gatos?

3-      De que maneira podemos contrair a ancilostomíase?
a)      Comendo carne mal passada.
b)      Brincando com cães e gatos.
c)       Andando descalço em locais contaminados com vermes.
d)      Perfurando o corpo com objetos pontiagudos.

4-      Todas as vezes que cortamos nosso corpo iremos contrair o tétano? Explique.


5-      O que significa dizer que a bactéria do tétano é anaeróbica?


                                     

6      Porque não devemos consumir carne mal passada?


   7   Por que o exame de fezes é usado para diagnosticar a maioria das verminoses?

   8 Explique como se dá a contaminação dos seguintes vermes:

a.       ascaridíase ( lombriga)
b.      esquistossomose

      9     Que medidas podem ser tomadas para diminuir o lixo de sua cidade?

       10-  Qual a desvantagem de se incinerar o lixo?

 11- Explique 2 processos alternativos de obtenção de energia.

        12-  Por que todos os aterros sanitários precisam ser construídos em locais impermeabilizados?


         13  Qual a diferença entre recursos naturais renováveis e não renováveis?

        14  Explique como se dá o processo de formação do petróleo.


        15    Quais são  os riscos que os lixões podem causar a nossa saúde?

 16    Quais as importâncias da coleta seletiva para nossa cidade?


       17     Por que a energia eólica seria uma boa escolha para nossa cidade?

      18   Por que o petróleo é um recurso natural não renovável?

      19 Porque a energia nuclear é uma fonte de energia perigosa

1
Dicas e curiosidades


O que é coleta seletiva, reciclagem e minimização de resíduos
Coleta seletiva
É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades : condomínios, empresas, escolas, clubes, cidades, etc.

Reciclagem
É a atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. Exemplo : papéis velhos retornam às indústrias e são transformados em novas folhas.

Minimização de resíduos
Chamamos de 3 Rs : primeiro Reduzir o lixo evitando o desperdício, depois Reaproveitar tudo o que for possível antes de jogar fora e só então enviar para Reciclar.

Razões para reciclar :

CONTRIBUIÇÃO PARA A NATUREZA :
50 kg de papel velho = uma árvore poupada
1.000 Kg de papel reciclado= 20 árvores poupadas
1.000 Kg de vidro reciclado= 1300Kg de areia extraída poupada
1.000 Kg de plástico reciclado= milhares de litros de petróleo poupados
1.000 Kg de alumínio reciclado= 5000Kg de minérios extraídos poupados

Note que areia, petróleo e minérios são recursos naturais não renováveis.

ALGUNS BENEFÍCIOS DA COLETA SELETIVA :
Menor redução de florestas nativas.
Reduz a extração dos recursos naturais.
Diminui a poluição do solo, da água e do ar.
Economiza energia e água.
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo.
Conserva o solo. Diminui o lixo nos aterros e lixões.
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários.
Diminui os custos da produção, com o aproveitamento de recicláveis pelas indústrias.
Diminui o desperdício.
Melhora a limpeza e higiene da cidade.
Previne enchentes.
Diminui os gastos com a limpeza urbana.
Cria oportunidade de fortalecer cooperativas.
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis.
Recuperação do 9ºano Física  Canto dos Pássaros

  1. Calcule a força com que a Terra puxa um corpo de 20kg de massa quando ele está em sua superfície. (Dado: g=10 m/s2)
  2. Na Terra, a aceleração da gravidade é em média 9,8 m/s2, e na Lua 1,6 m/s2. Para um corpo de massa 5 kg, determine: A) o peso desse corpo na Terra. B) a massa e o peso desse corpo na Lua.
  3. Um astronauta com o traje completo tem uma massa de 120 kg. Determine a sua massa e o seu peso quando for levado para a Lua, onde a gravidade é aproximadamente 1,6 m/s2.
  4. Na Terra, num local em que a aceleração da gravidade vale 9,8 m/s2, um corpo pesa 98N. Esse corpo é, então levado para a Lua, onde a aceleração da gravidade vale 1,6m/s2?. Determine sua massa e o seu peso na Lua.
  5. Em Júpiter, a aceleração da gravidade vale 26 m/s2, enquanto na Terra é de 10 m/s2. Qual seria, em Júpiter, o peso de um astronauta que na Terra corresponde a 800 N?
  6. Calcular o trabalho realizado por uma força de 28 N que desloca um objeto numa distância de 2 m na mesma direção e sentido da força.
  7. Uma força constante de 20 N produz, em um corpo, um deslocamento de 0,5 m no mesmo sentido da força. Calcule o trabalho realizado por essa força.
  8. Uma pessoa realizou um trabalho de 9 J para levantar verticalmente uma caixa que pesa 4 N. Quantos metros atingiu a altura da caixa?
  9. Uma pedra de massa 0,5 kg é libertada da altura de 20 m em relação ao solo. Determine o trabalho da força peso para trazê-la até o solo.
  10. Calcule a potência de um motor, sabendo que ele é capaz de produzir um trabalho de 180 J em 20 s.
  11. Uma máquina a vapor realiza um trabalho de 20000 J em 50 s. Qual é sua potência?
  12. Em quanto tempo um motor de potência igual a 1500 W realiza um trabalho de 4500 J?
  13. Um motor de potência 55000 W aciona um carro durante 30 minutos. Qual é o trabalho desenvolvido pelo motor do carro?
  14. Um corpo com massa de 2 kg está a uma altura de 160 m do solo. Calcular a energia potencial gravitacional desse corpo em relação ao solo, considerando g=10 m/s2.
  15. Determine a energia potencial gravitacional, em relação ao solo, de uma jarra com água, de massa 2 kg, que está sobre uma mesa de 0,80 m de altura, num local onde g=10 m/s2.
  16. Qual a energia cinética de um veículo de 700 kg de massa, quando sua velocidade é de 20m/s?
  17. Qual a energia cinética de um carro com massa 1500 kg que viaja a 20 m/s?
  18. Qual a massa de uma pedra que foi lançada com uma velocidade de 5 m/s, sabendo-se que nesse instante ele possui uma energia cinética de 25 J?
  19. A energia cinética de um corpo é 1800 J e sua massa é 2 kg. Determine sua velocidade.


domingo, 4 de agosto de 2013

Para a galera do Tânia 9 ano


  1. Um foguete está com os motores ligados e movimenta-se no espaço, longe de qualquer planeta. Em certo momento, os motores são desligados. O que irá ocorrer? Por qual lei da física isso se explica?
  2. Um corpo com massa de 0,6 kg foi empurrado por uma força que lhe comunicou uma aceleração de 3 m/s2. Qual o valor da força?
  3. Um caminhão com massa de 4000 kg está parado diante de um sinal luminoso. Quando o sinal fica verde, o caminhão parte em movimento acelerado e sua aceleração é de 2 m/s2. Qual o valor da força aplicada pelo motor?
  4. Sobre um corpo de 2 kg atua uma força horizontal de 8 N. Qual a aceleração que ele adquire?
  5. Uma força horizontal de 200 N age corpo que adquire a aceleração de 2 m/s2. Qual é a sua massa?
  6. Partindo do repouso, um corpo de massa 3 kg atinge a velocidade de 20 m/s em 5s. Descubra a força que agiu sobre ele nesse tempo.
  7. A velocidade de um corpo de massa 1 kg aumentou de 20 m/s para 40 m/s em 5s. Qual a força que atuou sobre esse corpo?
8-Um carro pequeno colide com um grande caminhão carregado. Você acha que a força exercida pelo carro no caminhão é maior, menor ou igual à força exercida pelo caminhão no carro?